Como conseguir independência financeira?

independência-financeira

Depois de tanto tempo vendo o seu dinheiro perder o seu valor aquisitivo em cada mudança na inflação, no fim de cada mês trabalhado. Depois de o ver sumir da sua conta corrente após pagar seus impostos e contas de prestadores de serviço e ainda trabalhar 44 horas semanais, você percebe que é necessária alcançar a independência financeira.

Conquistar a sua independência financeira isso pode ser um processo complicado, exigindo grande disciplina e um pouco de pesquisa, para saber como investir o seu dinheiro de modo que o mesmo trabalhe por você, facilitando o processo de sua independência.

Não contar com a sua previdência.

financeiramento independente

É algo comum no pensamento do brasileiro, acreditar que ao chegar à idade e tempo mínimo de contribuição para aposentadoria, a previdência social providenciará dinheiro suficiente para se viver bem o resto de vida que lhe resta.

Esse pensamento é justamente o contrario do pensamento de alguém que deseja a independência financeira. Uma coisa que se deve ter em mente são os vários exemplos das pessoas que conseguiram a aposentadoria, mas que ainda precisam realizar atividades como autônomos para completar a renda. Demonstrando grande dependência financeira.

O ideal é que ainda jovens, as pessoas comecem seus investimentos desde previdências privadas, compras de títulos ou até mesmo atividades de empreendedorismo para que se conquiste sua independência financeira.

Iniciando o processo de independência financeira

Iniciar o processo de independência financeira tende a exigir grande disciplina, em ordem de economizar o seu dinheiro para poder investir nos mais diversos meios de aplicação de suas economias.

Muitas dicas que envolvem economizar o seu dinheiro insistem na divisão de prioridades por metas. Estabeleça que todo seu dinheiro represente 100%. Desses 100% você tirará 50% para os gastos essenciais, 30% para o seu estilo de renda, 10% para qualquer sorte de dívidas que pretenda fazer e os 10% restantes serão usados como suas economias para investimento.

liberdade financeira

Inicia-se com um valor baixo, para se desenvolver disciplina e controle dos gastos, junto a uma noção mais precisa do quanto se possui para investir.

O segundo passo vem após ter certa quantia de dinheiro poupada. O segundo passo envolve encontrar as melhores formas de investir o seu dinheiro de acordo com o seu perfil de investidor. Existem vários modos de investir, tal como investir em títulos de tesouro direto, investimento na bolsa de valores, iniciar uma previdência privada e poupanças.

O terceiro passo, que é aquele que traz maior prazer ao investidor. O repasse dos dividendos e dos juros no dinheiro aplicado. Nesse passo o investidor fica atento aos vencimentos, para poder retirar o dinheiro investido e/ou aplicar ainda mais para que se some aos juros, aumentando assim o repasse para o próximo mês.

Sendo independente

Após passar por esses passos, você terá maior controle do dinheiro que se é investido e perceberá que o seu dinheiro estará trabalhando para você. Retirando do repasse dos vencimentos somente aquilo que é necessário para seu prazer e sobrevivência. Tendo assim total independência financeira, sem depender de nenhum trabalho ou previdência social.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *